Planos de Aulas de Geografia - Antiga 5ª série - Atual 6º ano


Projeto a ser desenvolvido durante o ano
Geografia e Solidariedade: No final de cada capítulo, os grupos deverão elaborar um projeto de aplicação prática do conteúdo estudado, em prol da sua comunidade.
Deverá ser apresentado um plano de ação, seu desenvolvimento, e um relatório final com depoimentos das pessoas da comunidade que sofreram a ação do projeto.

Capítulo 1 – Desvendando as paisagens

Atividade 1 – Desvendando as paisagens
1 – Produzir um texto iniciando com a seguinte frase: A Geografia estuda os espaços, e para nós espaço é ........... . O texto deverá ter um mínimo de 25 linhas e comentar sobre os espaços que você conhece e gosta, descrevendo-os.
2 – Desenhar e colorir o espaço que vocês descreveram no texto anterior.
3 – Sabendo que a Geografia Física estuda a natureza; a Geografia Humana, a população e a Geografia Econômica, a produção de riquezas e as atividades econômicas; utilize uma legenda e pinte ou sublinhe as frases de seu texto, separando-as pelas divisões da Geografia.

Atividade  2 – Utilizando as inteligências múltiplas
1 – Em revistas, procurar 6 gravuras que lembrem espaço e fazer um comentário com aproximadamente 6 linhas cada.
2 – Vocês perceberam que para escrever os textos e os comentários utilizamos a visão. Reveja os comentários da atividade anterior e repita a operação utilizando agora os outros 4 sentidos.
Exemplo:
Texto nº 01
- Olfato:
- Audição:
- Paladar:
- Tato:
3 – Agora que vocês já perceberam 6 espaços, produza um texto, com um mínimo de 10 linhas, sobre como podemos conhecer os espaços que nos rodeiam. Dê um título criativo ao seu texto.

Atividade 3 – Observando a paisagem
Após a leitura do texto da página 15, responda:
1 – Qual o principal assunto do texto? Explique-o.
2 – Como é a paisagem em torno da E. E. Vinícius Meyer?
- Em frente:
- De um lado:
- Do outro lado:
- No fundo:
3 – Em volta da escola, quais as formas:
- Construídas:
- Naturais:
4 – Descreva agora o caminho que você faz de sua casa até a escola.
5 – Cite as formas construídas e as naturais existentes no caminho de sua casa à escola.
6, 7, 8 e 9 – Leia os textos das páginas 17, 18 e 19 e responda as 4 questões da página 19.
10 – Análise da gravura da página 21.
a) Como seria esta paisagem a 100 anos atrás? (mínimo de 10 linhas)
b) Como está a paisagem hoje? (mínimo de 10 linhas)
c) Como vocês acham que será esta paisagem daqui a 100 anos? (mínimo de 10 linhas)
d) O que vocês acham que está acontecendo com as paisagens, em geral?

Atividade final
No final deste capítulo, você deve ter aprendido que:
  • A paisagem é o ponto de partida para desvendar o espaço geográfico.
  • A paisagem é composta de formas naturais e formas construídas pelo homem.
  • Há várias maneiras, verbais e não-verbais, que podem ser utilizadas na descrição das paisagens.
  • A paisagem pode ser “lida” em imagens e textos, utilizando os nossos 5 sentidos.
  • O espaço geográfico, que é o espaço transformado pelo homem, é constituído de diferentes paisagens, urbanas ou rurais, interioranas ou litorâneas, etc.
  • Devemos valorizar o trabalho humano presente na construção da paisagem.
  • Devemos lutar contra atitudes de discriminação ou preconceitos a tipos de trabalho, pois todos eles são importantes dentro do espaço em que vivemos.
Explique cada um dos objetivos acima e produza um texto iniciando com a expressão: “Entendi que no meu dia-a-dia posso utilizar estes conhecimentos, quando............... “(mínimo de 10 linhas).


Capitulo 2 – Os seres humanos constroem o espaço geográfico

Atividade 1 – A construção do espaço geográfico
1 – Leia o poema da página 22 e diga qual o assunto dele interessa à Geografia. Explique-º
2 – Leia o texto das páginas 23. 24 e 25 e diga qual o assunto principal. Explique-o.
3 – Copiar e responder as questões de A a F das páginas 23 e 25.
4 – Produzir 2 desenhos coloridos, um de um espaço natural e o outro desse mesmo espaço, transformado em espaço geográfico. Procure mostrar muitas transformações.
5 – Copiar e responder as questões de A a D, da página 27.
6 – Responder o questionamento da página 29, em relação aos desenhos da questão 4.
7 – Produzir uma conclusão para esta atividade, depois de ler os 2 últimos parágrafos e o quadro da página 29. Fale sobre tudo o que aprendeu nos 11 exercícios. (mínimo de 15 linhas).



Atividade 2 – Pensando os espaços humanizados
1 – Produzir desenhos coloridos dos 34 parágrafos das páginas 30 a 37. Explique seus desenhos com uma única frase.
2 – Produzir um texto, com um mínimo de 30 linhas, após observar todos os seus desenhos. Nele descreva o seu trabalho, fale sobre o que entendeu e sua opinião sobre os assuntos apresentados.
3 – Ler o texto “As relações humanas no espaço geográfico”, da página 38 a 40 e dizer o que vocês pensam sobre este assunto, produzindo um texto, com um mínimo de 10 linhas.

Atividade final
 No final deste capítulo você deve ter aprendido que:
  • A paisagem é a aparência do espaço geográfico e o ponto de partida para a sua compreensão.
  • O espaço geográfico é formado pela paisagem e pelas relações sociais. Portanto, não pode ser compreendido apenas pela observação; para ser desvendado, requer o estudo das relações entre os seres humanos que o formam.
  • Os seres humanos são os responsáveis pela construção do espaço geográfico, por meio do trabalho.
  • O lugar é a porção do espaço geográfico, na qual vivemos nosso dia-a-dia.
  • Uma paisagem natural foi criada pela natureza; uma paisagem humanizada (espaço geográfico) é construída pelo trabalho humano.
  • A cidade é o estremo de transformação da natureza, quase tudo nela foi transformado.
  • O Brasil é um país marcado por profundas desigualdades sociais.
Explique cada um dos objetivos acima e produza um texto iniciando com a expressão: “Entendi que no meu dia-a-dia posso utilizar estes conhecimentos, quando............... “(mínimo de 10 linhas).

Capítulo 3 – Mapeando o espaço geográfico

Atividade 1 – Maquetes, plantas e legendas
1 – Ler os textos das páginas 42 a 50 e dizer o que vocês entenderam dos textos 1, 2, 3 e 4, separadamente.
2 – Copiar e responder 1, 2 e 3 da página 43.
3 – Leia o texto: “Construindo uma maquete da sala de aula” da página 44 e construir a maquete da sala de aula, utilizando apenas material reciclável.
4 – Leia o texto: “Construindo uma planta da sala de aula” da página 46 e desenhar uma planta da sala de nossa sala de aula.
5 – Copiar e responder as questões 1, 2 e 3 da página 47.
6 – Copiar e responder as 4 questões da página 50.
7 – Copiar e responder as questões referentes ao mapa da Folha de São Paulo, “O tempo no país”.
8 – Produzir um texto, com um mínimo de 15 linhas, sobre tudo o que você aprendeu nesta atividade, e sobre a utilidade prática destes conhecimentos em seu dia-a-dia.

Atividade 2 – Orientação, localização e escalas.
1 – Faça um relatório da atividade desenvolvida no pátio pelos militares do 14º GAC, sobre orientação e utilização da bússola.
2 – Responda, consultando o texto das páginas 51 a 53.
a) O que é orientar-se?
b) O que é a Rosa-dos-Ventos? Desenhe-a.
c) Quais os pontos cardeais?
d) Quais os pontos colaterais?
e) O que é a bússola?
3 – Produza uma história onde um personagem qualquer utilize as idéias das 5 questões anteriores em uma aventura. (mínimo de 20 linhas)
4 – Faça um desenho da sua carteira e de sua cadeira na escala 1/10 (1:10).
5 – Leia o texto, “Construindo a planta da sala de aula em escala” (página 56 e 57) e:
a) Explique com suas palavras o que os personagens do texto fizeram.
b) Diga como você faria a planta de seu quarto.
c) Em casa, utilizando o método citado no texto, faça a planta de todo o seu quarto, em escala.
6 – Responda as questões da página 58 ( copie as perguntas, identificando-as de a até e ).

Atividade final
No final deste capítulo, você deve ter aprendido que:
  • A cartografia é uma importante linguagem usada pela geografia.
  • A linguagem cartográfica é usada para transmitir informações sobre o espaço geográfico na forma de mapas e plantas.
  • Os mapas são representações cartográficas em escala pequena e servem para nos localizarmos em áreas extensas, como um mapa rodoviário.
  • As plantas são representações em escala grande e servem para nos localizarmos em áreas pequenas como as cidades, os bairros, etc.
  • Os mapas e as plantas representam a realidade de forma bidimensional e as maquetes de forma tridimensional.
  • Os pontos cardeais e colaterais são importantes para a orientação no espaço geográfico.
  • A rosa-dos-ventos indica os pontos cardeais e colaterais.
  • A bússola é um instrumento que permite a orientação no espaço geográfico tendo como referência os pontos cardeais e colaterais.
  • A escala é fundamental em cartografia, pois permite estabelecer uma correspondência entre o tamanho de um fenômeno na realidade e na sua representação.
Explique cada um dos objetivos acima e produza um texto iniciando com a expressão: “Entendi que no meu dia-a-dia posso utilizar estes conhecimentos, quando............... “(mínimo de 10 linhas).


Capítulo 4 – Mapeando e cartografando o espaço geográfico

Atividade 1 – Mapeando e cartografando o espaço geográfico
1 – Leitura do texto da página 59 a 65 e:
a) Cite os 5 assuntos mais importantes.
b) Explique-os com suas palavras (mínimo de 10 linhas cada).
2 – Leitura dos textos “Fotografias Aéreas” e “Imagens de Satélite”, página 66 a 69, e:
a) Resolução da atividade da página 67 (planta aérea).
b) Elabore e responda 10 perguntas de cada texto.
3 – Leitura dos textos “Tipos de Mapas” (página 70 a 73) e responda as questões da página 71.
4 – Leia o texto da página 74 a 80 e execute as atividades da página 80.


Atividade 2 – Atividades Cartográficas
Utilizando um Atlas, (ATLAS GEOGRÁFICO ESCOLAR – AGE ou GEOATLAS – GEO) responda as questões abaixo:

01 – O que é um Atlas? Qual a sua utilidade?
02 – Quais os tipos de mapas existem nos Atlas? Cite 10 tipos diferentes e através da observação dos mesmos, explique-os.
03 – Observando o Planisfério Político AGE 1 e GEO 10, responda:
a) O que é um Planisfério?
b) Por que este Planisfério é Político?
c) No mapa das Partes do Mundo são mostrados os 6 continentes da Terra. Quais são eles? E observando-os, responda, o que são continentes?
d) Comparando o Planisfério Político com o dos Continentes (Partes do Mundo) cite 5 países de cada continente, com exceção da Antártida.
e) Cite os 5 países mais extensos, por ordem de tamanho, lembrando que a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) não existe mais foi substituída pela Rússia que mede 17.075.400 Km². Escreva na frente do país o continente em que ele está localizado.
f) Utilizando a escala, calcule a distância aproximada do:
_ Uruguai a Portugal:        _ Panamá à Somália:        _ Japão à Nova Zelândia:
04 – Observando o Planisfério dos Fusos Horários AGE 2 e GEO 11, e comparando-o com o dos Paralelos, responda:
a) Qual o principal paralelo?
b) Qual a sua importância?
c) Quais os outros 4 paralelos?
d) Quais estão no hemisfério Norte?
e) Quais estão no hemisfério Sul?
f) Quais os continentes estão totalmente localizados no hemisfério Norte?
g) Quais os continentes estão totalmente localizados no hemisfério Sul?
h) Quais os continentes possuem terras nos dois hemisférios?
i)  O Brasil está localizado no hemisfério Norte ou Sul?
05 – Observando o Planisfério dos Fusos Horários AGE 2 e GEO 11, e comparando-o com o dos Meridianos, responda:
a) Qual o principal meridiano?
b) Qual a sua importância?
c) Quais os continentes estão totalmente localizados no hemisfério Ocidental?
d) Quais os continentes estão totalmente localizados no hemisfério Oriental?
e) Quais os continentes possuem terras nos dois hemisférios?
f) O Brasil está localizado no hemisfério Ocidental ou Oriental?
06 – Observando o Planisfério Físico AGE 3 e GEO 12, responda:
a) Por que este Planisfério é chamado de Físico?
b) Quais os oceanos mostrados no mapa? (5)
c) Observando o mapa diferencie oceano de mar.
d) Cite 2 mares de cada oceano.
e) Cite 2 ilhas de cada oceano.
f) Cite rios dos seguintes continentes: América (5), Europa (1), África (4), Ásia (5).
g) Cite 6 cadeias de montanhas com altitudes superiores a 2000 m e os continentes em que se localizam.
h) Cite 6 montanhas ou planaltos com altitudes entre 500 a 2000 m e localize-os.
i)  Cite 6 planícies, terras localizadas entre 0 a 200 m, identifique-as pelo nome dos rios que as cortam (ex: Planície Amazônica ou Planície do rio Amazonas) e identifique o continente onde se localizam.
07  - Observando o Planisfério Clima E Correntes Marítimas AGE 4 e GEO 13, e responda:
a) Cite as zonas climáticas e localize-as utilizando os paralelos.
b) Sabendo que quanto mais próximo do Equador é mais quente,e quanto mais longe, mais frio, cite:
_ os tipos de climas quentes:         _ os tipos de climas frios:          _ os tipos de climas temperados:
08 – Observando o Planisfério Vegetação AGE 5 e GEO 14 e comparando-o com o de Clima:
a) Identifique o tipo de vegetação que corresponde a cada tipo de clima.
b) Cite o nome dos grandes desertos e localize-os.
09 – Observando o Planisfério População AGE 6 e GEO 16, responda:
a) Cite os países mais populosos e localize-os. (A URSS não existe mais e foi substituída pela Rússia que é o 4º, sendo os EUA, o 3º).
b) Comparando o Planisfério de População com o Político, cite 5 países:
_ onde existam mais de 200 hab/Km² e os localize.
_ onde existam de 50 a 200 hab/Km² e os localize.
_ onde existam de 10 a 50 hab/Km² e os localize.
_ onde existam de 1 a 10 hab/Km² e os localize.
_ onde existam menos de 1 hab/Km² e os localize.
10 – Observando o mapa Américas Político AGE 9 e GEO  21, responda
a) Quais as três partes das Américas?
b) Quais os 3 oceanos que banham as Américas?
c) Cite países cortados pelos 4 paralelos que atravessam as Américas (2 de cada).
d) Cite os países que fazem limite com o Brasil, localizando-os através dos pontos cardeais e colaterais.
11 – Observando o mapa Brasil Político AGE 18 e GEO 66, responda:
a) Quais as 5 regiões brasileiras?
b) Cite os estados brasileiros, suas abreviaturas, suas capitais e a região a que pertencem. (Lembre-se que o estado de Goiás foi desmembrado e em sua porção norte foi criado o estado de Tocantins (TO), com capital em Palmas, e fazendo parte da Região Norte).
c) Utilizando a Rosa-dos-Ventos, cite os estados que se localizam, ao norte, nordeste, leste, sudeste, sul, sudoeste, oeste e noroeste de Minas Gerais.
d) Repita a atividade acima em relação à Santa Catarina e Pernambuco.
12 – Observando o mapa Brasil Físico AGE 19 e GEO 67 e:
a) Compare os dois mapas e cite as 6 bacias hidrográficas brasileiras e 3 rios de cada uma delas.
b) Compare os mapas do Brasil Físico com o Brasil Político e cite:
_  5 serras brasileiras (acima de 800 m) e os estados em que se localizam:
_  5 planaltos brasileiros (de 200 a 800 m) e os estados em que se localizam:
_  3 planícies brasileiras (de 0 a 200 m) e os estados em que se localizam:
13 – Observando o mapa Brasil Recursos Minerais AGE 21 e GEO 69:
a) Cite os estados brasileiros e seus principais recursos minerais.
b) Quais os estados possuem maiores tipos de:
_ minerais metálicos? (3)     _ minerais não-metálicos? (3)      _ minerais energéticos? (3)
14 – Observando o mapa Brasil Clima AGE 22 e GEO 70 e:
a) Cite os climas brasileiros e em que estados eles se encontram.
15 - Observando o mapa Brasil Vegetação AGE 23 e GEO 71 e:
a) Cite as vegetações brasileiras e em que estados elas se encontram:
b) Relacione os climas brasileiros (mapa 22 ou 70) aos tipos de vegetação.
16 – Observando o mapa Brasil População AGE 24 e GEO 74 responda:
a) Quais os estados possuem áreas com:
_ mais de 100 hab/Km²:     _ de 50 a 100 hab/Km²:     _ de 10 a 50 hab/Km²:      _ menos de 1 hab/Km²:
17 – Observando o mapa Brasil Circulação AGE 25 e GEO 75 responda:
a) O que nos mostra o mapa?
b) Cite 10 portos marítimos, os estados e as regiões em que se localizam.
c) Cite 7 portos fluviais, os rios, os estados e as regiões em que se localizam.
d) Cite 5 rios que possuem trechos navegáveis.
e) Cite 5 rodovias federais, os estados e as regiões em que se localizam.
f) Cite 5 estados onde se localizam ferrovias.
18 – Observando o mapa Brasil Uso da terra AGE 26 e GEO 72 e:
a) Cite as maneiras de se utilizar as terras no Brasil e localize-as (estados e regiões).
19 – Observando o mapa Brasil Indústria AGE 27 e GEO 73 e:
a) Cite os estados onde ocorrem maior concentração industrial.
b) Cite os tipos de indústria de cada um dos estados brasileiros.
20 – Conclusão
Produza um texto sobre a importância dos mapas e das vantagens de se estudar Geografia através de mapas (mínimo de 20 linhas).

Atividade final
No final deste capítulo, você deve ter aprendido que:
  • A escala permite estabelecer uma correspondência entre o tamanho de um fenômeno na realidade e na sua representação.
  • As escalas que usamos no Brasil utilizam o sistema métrico decimal.
  • A linguagem cartográfica transmite informações por meio de símbolos e cores.
  • Atualmente, muitos mapas são feitos a partir de fotos aéreas e de imagens de satélites.
  • Os tipos de mapas mais comuns são: físicos, políticos, econômicos e demográficos.
  • A cartografia é um instrumento de localização e orientação da realidade, inclusive no dia-a-dia.
  • A cartografia é importante na localização de riquezas minerais, no controle do meio-ambiente, etc.
  • Estabelecemos relações afetivas e sociais com os lugares em que vivemos.
 Explique cada um dos objetivos acima e produza um texto iniciando com a expressão: “Entendi que no meu dia-a-dia posso utilizar estes conhecimentos, quando............... “(mínimo de 10 linhas).

Capítulo 5 – As relações dos seres humanos com a natureza

Atividade 1 – O ser humano relacionando com a natureza
1 – Copie e responda as 26 questões propostas.

Atividade 2 – Desenhando as paisagens
1 – Desenhe todos os itens formando uma paisagem, numere-os identificando e pinte-os.
2 – Observando a sua paisagem, produza uma história, com um mínimo de 25 linhas, sobre as relações dos seres humanos com o meio ambiente.

Atividade final
No final deste capítulo, você deve ter aprendido que:
  • As intervenções humanas promovem alterações nas condições naturais (construção de barragens, canalização de rios, derrubada ou queimada de árvores, etc).
  • Muitos fenômenos naturais são incontroláveis (secas, enchentes, terremotos, etc).
  • A natureza possui suas próprias relações e todos os seus elementos estão interligados (rochas, solo, relevo, clima, hidrografia, vegetação).
  • No Brasil, existem diversos tipos de paisagens naturais.
  • As conseqüências do desmatamento e a importância dos solos: erosão e desmoronamento, assoreamento dos rios, enchentes, alterações climáticas.
  • A importância do relevo, facilitando ou dificultando as atividades humanas.
  • O relevo é resultado da interação de agentes internos e externos à crosta.
  • As diversas sociedades do planeta possuem formas próprias de adaptação e relacionamento com a natureza.
  • As intervenções humanas provocaram fortes alterações nos domínios naturais brasileiros e as agressões continuam.
  • O Brasil possui diversas formas de relevo.
  • Devemos compreender a intervenção humana na natureza como fruto da necessidade de sobrevivência e da busca pela acumulação de riquezas.
  • Devemos nos posicionar sobre a responsabilidade do homem quanto aos impactos ambientais e abusos.
  • Devemos lutar contra a destruição e a degradação do meio ambiente.
Explique cada um dos objetivos acima e produza um texto iniciando com a expressão: “Entendi que no meu dia-a-dia posso utilizar estes conhecimentos, quando............... “(mínimo de 10 linhas).

Capítulos 6, 7 e 11 – As diferenças entre a cidade e o campo / A vida nas cidades / A zona rural

Atividade 1 – Montagem de dioramas
1 – Montar 3 dioramas, um da zona urbana, outro da zona suburbana (periferia), e o outro da zona rural.

Atividade 2 – Produção de um livro de histórias
1 – Produzir uma história com cada uma das 8 partes determinadas, utilizando vocabulário infantil. Cada história deverá ter um mínimo de 15 linhas e um máximo de 25.
2 – Com as 8 histórias, montar um livro infantil, ilustrado e colorido.
3 – Produzir uma introdução e uma conclusão.

Atividade final
No final do capítulo 7, você deve ter aprendido que:
  • Todo cidadão possui direitos e responsabilidades claramente definidos na lei maior do país, a Constituição.
  • Os direitos humanos são um conjunto de direitos civis, políticos, sociais, econômicos e culturais.
  • Os serviços públicos não são gratuitos, são pagos por todos os cidadãos e empresas que pagam impostos.
  • O saneamento básico é um direito e uma questão ambiental e de saúde pública.
  • Devemos saber usar e exigir qualidade nos serviços prestados tanto pelo governo como por empresas privadas.
No final do capítulo 11, você deve ter aprendido que:
  • Alguns alimentos são consumidos in natura e outros são industrializados. Alguns alimentos podem ser consumidos de duas maneiras.
  • A agricultura e a pecuária produzem alimentos e matéria-prima.
  • A produção agrícola pode ser obtida com técnicas modernas ou atrasadas.
  • O que são bovinos, suínos, caprinos, ovinos e bubalinos.
  • A estrutura fundiária brasileira é marcada por elevados índices de concentração de terras.
  • O bóia-fria é um trabalhador temporário.
  • Nas grandes fazendas e agroindústrias, as máquinas substituem o trabalho humano.
  • A reforma agrária é prevista pela Constituição e deve ser vista como uma questão social e econômica.
  • A irrigação permite o cultivo em áreas onde chove pouco.
  • Devemos perceber que a situação da zona rural afeta o dia-a-dia nas cidades.
  • Devemos lutar contra atitudes discriminatórios em relação aos habitantes dos diferentes habitantes.
No final do capítulo 6, você deve ter aprendido que:
  • O campo e a cidade têm características próprias.
  • As atividades tradicionais da cidade são o comércio e outras modalidades de serviços. Em algumas cidades, a indústria é a atividade mais importante.
  • As atividades tradicionais do campo estão ligadas à agropecuária. Em áreas rurais que vivem os processos de modernização, há muitas agroindústrias.
  • A maior parte das atividades econômicas, políticas e culturais estão concentradas nas cidades.
  • O Brasil vive um acelerado processo de urbanização que tem um grande impacto social, cultural e econômico.
  • Devemos respeitar os modos de vida e as diferenças socioeconômicas e culturais existentes entre a zona rural e a zona urbana.
Explique cada um dos objetivos acima e produza um texto iniciando com a expressão: “Entendi que no meu dia-a-dia posso utilizar estes conhecimentos, quando............... “(mínimo de 10 linhas).


Capítulo 8 – A produção industrial em nosso dia-a-dia

Atividade 1 – A produção industrial
1 – Copie e responda as 26 questões propostas.

Atividade final
No final deste capítulo, você deve ter aprendido que:
·         A indústria é um processo de transformação da natureza.
·         Existe diferença entre a produção artesanal e a fabril.
·         Existe um vocabulário especial para entender a produção industrial: matéria-prima, bens de consumo duráveis, não-duráveis e semi-duráveis.
·         A infra-estrutura tem um papel fundamental para a instalação de indústrias.
·         Existe uma rede de produção e consumo.
·         A indústria tem um papel importante na organização do espaço urbano.
·         O nosso cotidiano vem sendo determinado por produtos tornados necessários pela mídia e pela propaganda e que devemos nos posicionar criticamente em relação a esta situação.
Explique cada um dos objetivos acima e produza um texto iniciando com a expressão: “Entendi que no meu dia-a-dia posso utilizar estes conhecimentos, quando............... “(mínimo de 10 linhas).

Capítulo 9 – O consumo da natureza e o meio ambiente

Atividade 1 – O consumo da natureza e o meio ambiente
1 – Com os 20 itens indicados, elabore e responda 20 perguntas, uma de cada.
2 – Responda as 9 questões propostas.
3 – Com os itens “ Reduzindo o lixo “ “ Reciclando o reciclado “, produza uma cruzadinha com 14 palavras. Explique depois o significado de cada uma.

Atividade final
No final deste capítulo, você deve ter aprendido que:
  • Os recursos naturais renováveis e não-renováveis devem ser utilizados pelo ser humano de forma sustentável, ou seja, de forma que o uso do recurso possa ser mantido sem ameaçar sua existência para as gerações futuras.
  • A reciclagem e a reutilização dos materiais é uma prática econômica e conservacionista.
  • A poluição provoca danos ao meio ambiente e à saúde das pessoas.
  • Devemos desenvolver uma atitude preservacionista frente aos padrões individuais e sociais de consumo.
  • Devemos desenvolver uma atitude responsável  e solidária na resolução dos problemas colocados pelo modelo atual de consumo, em casa na rua e na escola.
Explique cada um dos objetivos acima e produza um texto iniciando com a expressão: “Entendi que no meu dia-a-dia posso utilizar estes conhecimentos, quando............... “(mínimo de 10 linhas).

Capítulo 10 – Consumo e consumismo

Atividade 1 – Consumo e consumismo
1 – Copie e responda as 30 questões propostas.

Atividade final
No final deste capítulo, você deve ter aprendido que:
  • A caracterização de que um produto é necessário ou supérfluo é relativa, varia de cultura para cultura, entre as classes sociais e mesmo de pessoas para pessoa.
  • Consumo e consumismo são conceitos diferentes.
  • O consumismo aumenta os danos causados ao meio ambiente.
  • Muitos produtos oferecem riscos à saúde e à segurança e que esses riscos precisam ser considerados pelo consumidos.
  • A mídia, especialmente através de imagens, tem poder de convencer os potenciais consumidores.
  • O Código de Defesa do Consumidor é um importante instrumento de defesa da cidadania.
  • Devemos desenvolver uma postura crítica como consumidor, bem como o conhecimento de seus direitos e deveres.
  • Devemos desenvolver uma postura crítica frente às mensagens da publicidade que induzem o consumismo.
  • Devemos valorizar a saúde como um bem do ser humano e que por isso deve ser preservada.
Explique cada um dos objetivos acima e produza um texto iniciando com a expressão: “Entendi que no meu dia-a-dia posso utilizar estes conhecimentos, quando............... “(mínimo de 10 linhas).

Capítulo 12 – A organização do espaço geográfico

Atividade 1 – A organização do espaço geográfico
1 – Copie e responda 14 questões propostas.

Atividade final
No final deste capítulo, você deve ter aprendido que:
  • O espaço geográfico está em constante transformação.
  • A for ma como o espaço geográfico está organizado pode oferecer dificuldades ou criar oportunidades para a população em suas atividades cotidianas.
  • As ações humanas vão se acumulando e se sucedendo no espaço ao longo do transcorrer do tempo histórico.
  • As inovações técnicas não atingem todos os lugares ao mesmo tempo.
  • Devemos entender a importância da compreensão do espaço geográfico para o desenvolvimento da cidadania.
Explique cada um dos objetivos acima e produza um texto iniciando com a expressão: “Entendi que no meu dia-a-dia posso utilizar estes conhecimentos, quando............... “(mínimo de 10 linhas).

Conclusão do conteúdo da 5ª série
   
 Produzir uma história, onde 2 crianças conversem e vivam situações envolvendo os 12 capítulos do livro.
     Escreva um parágrafo para cada capítulo. (mínimo de 60 linhas)