Apoio Pedagógico


Instruções para o ano de _____
(colar estas instruções na contra capa do caderno ou na contra capa da divisão do caderno ou fichário)
1 – Material
_ Folhas de papel sulfite para a produção de álbuns e  pasta para arquivá-los, que poderá ser solicitada ao aluno a qualquer momento, e este deverá apresentá-la com todas as atividades realizadas no ano.
_ 1 caderno ou fichário.
_ O livro adotado, fornecido pela escola, deverá ser trazido em todas as aulas. Não será permitida a entrada e a participação na aula sem o livro.
2 – Metodologia
        Não adotamos uma única metodologia, mas em nossas aulas o aluno é um participante ativo, não um mero expectador, e o papel do professor  é o de facilitador da aprendizagem, por isso evitamos o uso de aulas expositivas, você vai tomando contato com o conteúdo através das leituras e das atividades realizadas individualmente ou em grupos, sua aprendizagem depende de seu interesse e participação. O professor está à sua disposição durante toda a aula para perguntas, discussões e esclarecimentos, não leve dúvidas para a casa ou para a aula seguinte, esclareça-a durante a aula, portanto se tiver necessidade de explicação, solicite-a em sua carteira ou grupo.
        As aulas tendem a seguir o seguinte roteiro:
a)      apresentação do conteúdo pelo professor (não é uma aula expositiva),
b)      leituras e atividades realizadas pelo aluno individualmente,
c)      leituras e atividades realizadas pelo aluno em grupos,
d)     apresentação das atividades pelos alunos,
e)      conclusão do conteúdo pelo professor,
f)       anotação das conclusões pessoais dos alunos.
Esclarecimentos:
a)      a apresentação do conteúdo, não é uma explicação deste pelo professor, mas uma pequena explanação sobre o assunto a ser trabalhado.
b)      durante as leituras e atividades realizadas individualmente, não será permitido compartilhar qualquer tipo de material, principalmente o livro. O  aluno que não tiver o material necessário para participar da atividade, não será permitida à sua presença na sala de aula, devendo o mesmo ser encaminhado às especialistas,
c)       nas leituras e atividades realizadas pelos alunos em grupos, todos deverão participar, e  todos deverão anotar em seus cadernos ou blocos  as atividades escritas. O aluno que não anotar as atividades não estará participando do grupo e portanto não receberá a nota destinada ao mesmo,
d)      o planejamento da aula não é uma atividade exclusiva do professor, o aluno pode e deve interferir, fazendo sugestões de atividades e ajudando na sua elaboração e concretização. Só com a sua participação poderemos ter aulas mais criativas, interessantes e divertidas.
e)      durante os trabalhos em grupo, as discussões devem ser em um tom de voz tão baixo, que só os componentes da equipe escutem, não sendo permitida a comunicação entre alunos de grupos diferentes.
Avaliações:
a)        o aluno será avaliado em todas as aulas, através de seu comportamento e disciplina durante a realização das atividades propostas;
b)        quem faltar às aulas, estará perdendo alguma atividade avaliada, e deverá procurar o professor e apresentar justificativa escrita para que esta seja reposta;
c)        as atividades em grupos não serão recolhidas de todos os participantes, mas apenas de um, indicado pelo professor, mas todos deverão apresentá-las;
d)       não serão avaliadas atividades incompletas,
e)        as apresentações, quando houver, serão avaliadas.
3 – Observações
_ A sua participação é fundamental para que as aulas transcorram em um clima favorável à aprendizagem, portanto:
a)        colabore só falando o necessário e no momento adequado, quando quiser fazer algum comentário, levante o braço e faça-o para toda a turma, evitando conversas paralelas, 
b)        não será permitida a presença na sala de aula de aluno sem material ou que se recusa a participar dos grupos ou das  atividades propostas, o mesmo será encaminhado às especialistas,
c)        ao aluno encaminhado às especialistas por motivo de indisciplina será dada uma atividade, sendo que o mesmo só poderá retornar à sala de aula com esta atividade concluída de maneira satisfatória,
d)       a formação dos grupos é responsabilidade do professor, que procurará formá-los de maneira aleatória, para que todos os alunos possam ter a oportunidade de trabalhar com todos os seus colegas,
e)        cumpra as regras estabelecidas pelo professor e pela escola, e teremos um ano tranqüilo e produtivo, com aulas transcorrendo num clima de paz e amizade. 
Estou ciente das instruções acima:______________ /_________________________
                                                    Assinatura do aluno Assinatura dos pais ou responsável

Técnicas de Trabalho

Atividades de leitura
01 – a) dividir o texto em n partes, determinando : nº da parte, início, término e resumo. b) – sintetizar o resumo em n nº de frases. c) confeccionar um cartaz ou produzir um texto com as frases sintetizadas. d) apresentar o cartaz.
02 – a) analisar e comentar o título do texto, b) criar um novo título e justificar, c) produzir uma introdução e uma conclusão para o texto, d) localizar n definições no texto, e) comentar o texto.
03 – a) identificar os itens principais do texto e defini-los ou comentá-los, b) produzir uma conclusão.
04 – elaborar e responder n perguntas sobre um texto ou sobre partes do texto.
05 – a) elaborar n frases  que resumam cada um dos parágrafos, itens e/ou gravuras do texto, b) produzir um texto coerente com as frases, que não precisam estar em ordem.
06 – a) resolver as questões propostas no livro, b) produzir um texto com as respostas das questões em qualquer ordem.
07 – a) reescrever o texto em diversas variantes lingüísticas: caipira, gay, dramático, fofoqueira, pessimista, otimista, linguagem de político, policial, carioca, surfista, hip hop, gaúcho, nordestino, português de outras épocas (novela O cravo e a rosa), adolescente, etc,
08 –  comente o título e relacione-o com as características principais do texto.
09 -  relacione o texto com a nossa situação atual.
10 – contextualize o texto na História: período, personagens, local, etc, transcrevendo trechos do mesmo.
11 – oficina, sobre o texto, produzir: novos textos, desenhos, paródias, poesias, dramatizações, mímicas, etc.
12 – procure n palavras e/ou conceitos históricos desconhecidos, verifique o seu significado em um dicionário ou enciclopédia e depois explique seu significado no texto.
13 – retirar do texto n trechos que concorde e n trechos que discorde e justifique-os.
14 – compare personagens do texto, históricos ou não, com personagens atuais e comente.
15 – compare formas de governo, de trabalho, da natureza presentes no texto com as atuais e comente.
16 – resumir, comentar e atualizar o texto.
17 – montar um mural com as principais idéias do texto, só com desenhos ou gravuras, não se pode escrever, e apresente-o.
18 – responder as perguntas: o que o texto me diz? O que eu diria ao autor do texto? 

Atividades de aprofundamento
01 – Quebra-cabeças: montagem de quebra-cabeças em grupo, cada um monta um quebra-cabeça diferente e a um toque, trocam e continuam montando o do outro. Após terminar a montagem, elaborar um out-door, e/ou uma propaganda de rádio ou uma produção de texto sobre o quebra-cabeça. Apresentar.
02 – Pacote: preparar um pacote com vários pacotes dentro. Entre um papel e outro, colocar uma pergunta. O pacote vai passando de mão em mão, ao som de uma música, quando esta parar, a pessoa que estiver com o pacote desembrulha-o e responde a pergunta. Obs: intercalar as perguntas com situações engraçadas.
03 – Perguntas e respostas: preparar n perguntas e n respostas, uns ficam com as perguntas e os outros com as respostas. Quem estiver com as repostas tem que prestar atenção quando as perguntas forem feitas.
04 – Completando o desenho: apresentar um desenho de um local, o aluno deverá imaginar e escrever sobre personagens e fatos relacionados ao conteúdo, que poderiam ser inseridos coerentemente à gravura.
05 – Completando o desenho 2: apresentar figuras cortadas ao meio para a turma, em duplas escolhem uma figura, e desenham completando-ª Depois produzir mensagens sobre a figura completa.
06 – Página de jornal: elaborar uma página de um jornal sobre o conteúdo com texto principal, textos auxiliares (informativos ou das duas ou mais partes envolvidas), gravuras ou desenhos, gráficos, etc.
07 – Propaganda 1: elaboração de uma propaganda, vendendo um sistema econômico, um sistema político, um país ou uma região. Cada grupo poderá criar uma propaganda diferente, podendo ser out-doors, cartazes turísticos, anúncios de rádio ou tv. Na propaganda deverá conter as definições e principais características do tema tratado.
08 – Revista 1: através da técnica do Painel Integrado, dividir um conteúdo em n partes para n grupos, cada grupo prepara desenhos e textos sobre a sua parte, cada aluno fazendo o seu. Depois reagrupar os alunos e cada um explicará a sua parte até o final da história e juntando as suas partes montarão a revista. Produzir uma introdução  constando os nomes dos personagens, o local, as datas principais, o assunto tratado e a maneira como ele foi tratado, e uma conclusão, com o que aconteceu com os diversos personagens, as opiniões dos grupos sobre o assunto as influências do tema estudado até os nossos dias, e uma capa. Obs: talvez seja necessário fazer algumas correções no final de cada folha, apagando, alterando e incluindo novos quadros para que a história tenha coerência.
09 – Classificados: produzir anúncios classificados que reflitam o modo de vida de um país ou de uma época histórica.
10 – Revista 2: a partir de frases ( manchetes), produzir comentários, artigos, ilustrações e textos.
11 – Resolução de problemas: observando figuras, escolha uma e: explore a imagem, buscando as razões da sua escolha e anote-as, imagine um problema real que envolva a imagem que você escolheu e produza uma história; represente com desenhos a solução para o problema. Variação: um grupo cria o problema e um outro grupo resolve.
12 – Álbum de fotografias: elaborar um álbum de fotografias de viagens a determinados lugares, produzindo as fotos com desenhos e personagens através da leitura de textos. Obs: as fotos poderão identificar o relevo, a hidrografia, as características da população, etc.
13 – Semelhanças e diferenças: entre dois textos sobre o mesmo assunto, estabelecer n semelhanças e diferenças. Produzir um texto comentando o assunto.
14 – Contextualizar personagens: produzir um texto onde n personagens vivam em um determinado contexto. Ex: globalização, produzir um texto onde 3 personagens vivam situações só possíveis em um mundo globalizado.
15 – Propaganda 2 – produção de cartazes de agências de turismo sobre regiões, países ou épocas históricas, destacando as características físicas, humanas, econômicas, pontos positivos e negativos. O cartaz elaborado deverá ter um desenho grande de uma característica marcante ao fundo e em primeiro plano, um slogan, em letras grandes e as características retiradas em letras menores. Os trabalhos serão expostos na sala, e todos fazem umas sínteses individuais, que posteriormente será transformada em uma síntese coletiva. Obs: as sínteses deverão destacar a característica principal  do país, região ou época, comentar as demais características, e se os alunos através da análise dos cartazes, gostariam de visitar um país e porquê, além de criticar o cartaz.
16 – Mural: ler um texto, retirar n mensagens, recortar gravuras ou desenhar e montar um mural, expor e comentar os trabalhos.
17 – Resumo de livros paradidáticos: ler os capítulos e: comentá-los, retirar o fato histórico mais importante e comentá-lo, comentar também as gravuras, e dar um novo título para o capítulo. Finalizar produzindo uma introdução e uma conclusão para o livro.
18 – Livro: produzir um livro, onde cada capítulo corresponda a uma questão proposta. O livro deverá conter ilustrações ou colagens que devem transmitir ao leitor o significado das questões.
19 – Desenho 1: desenhar detalhadamente o modo de vida dos homens de um determinado período.
20 – Desenho 2: dividir um texto em tantas partes, quantos forem os membros do grupo, cada aluno desenha a sua parte, junta-se tudo, discutem e produzem uma introdução e uma conclusão.
21 – Diálogo: produzir diálogos coerentes entre os alunos e os personagens históricos, onde eles propõem aos personagens outras possibilidades que acreditam melhores às aquelas que foram tomadas historicamente.
22 – Dramatização 1: dramatizar utilizando apenas expressão corporal ou mímica.
23 – Revista 2: através da colagem de gravuras, frases e palavras de revistas e da produção de um determinado número de frases, resumir item a item, capítulo, determinados capítulos, em folhas de sulfite, para formar uma revista. Em uma folha a parte, analisar e comentar  suas colagens para concluir o trabalho.
24 – Introdução e conclusão de trabalhos: leia o seu trabalho e produza dois textos, o primeiro, apresentando o trabalho, suas intenções e o conteúdo com o nº mínimo de linhas  estabelecido; e o segundo , concluindo com suas análises sobre o que você aprendeu e  a importância do conteúdo estudado. Elabore também um índice  e uma capa criativa para o trabalho.
25 – Desenho 3: Ler o texto e produzir n desenhos e n frases sobre os seus itens.
26 – Jogo 1: ler o texto, retirar os principais fatos. Organizar as idéias em forma de etapas, encadeando-as. Analisar as idéias, classificando-as em benéficas ou prejudiciais sob determinado ângulo. Montar um jogo de tabuleiro e dados, determinando a saída (contexto inicial), a chegada (contexto final) e a trilha (etapas intermediárias). O jogo deverá ser jogado, analisado e criticado por um grupo diferente daquele que o elaborou.
27 – Almanaque: montar um almanaque utilizando a cultura popular sobre um determinado assunto.
28 – Mural 2: dividir o conteúdo em partes, cada grupo produzirá um mural da sua parte e apresentará. Os murais deverão ser expostos na sala, onde os alunos sintetizarão o conteúdo através de sua análise e das apresentações.
29 – Jornal 2: Produzir 2 jornais, um censurado e um real, sobre um determinado assunto. Depois os mesmos devem ser analisados, sintetizados individuais e/ou conjuntamente, com este material produzir uma conclusão.
30 – Livro 2: Produção de um livro infantil com: capa, prefácio, n páginas ( desenho grande e aproximadamente 4 linhas) e moral da história. Toda a história deve ser contada no nível de crianças, as ilustrações devem ser grandes, ricas em detalhes e coloridas. Leitura dos livros e apreciação. Os livros podem ser produzidos a partir de textos, filmes, poesias, etc.
31 – Hipertexto: apresentar palavras-chaves, que deverão ser definidas e unidas formando um texto. Apresentar em um cartaz no formato de um hipertexto. Poderão ser produzidos diversos hipertextos, cada um sobre um tema de um determinado conteúdo. E poderá ser produzido um texto final, concluindo o trabalho.
32 – Álbum: sobre um determinado tema, apresentar filmes, textos, gravuras, objetos, que deverão ser analisados separadamente e depois unidos através de uma introdução e uma conclusão.
33 – Mural coletivo: cada aluno ou grupo escreve uma mensagem  sobre um determinado tema, afixa-a no quadro, todos lêem as mensagens, comentando e sintetizando-as individual ou coletivamente.
34 – Música 1: execução da música, leitura da letra, retirar a parte que mais gostou e comentar.
35 – Música 2: execução da música, leitura da letra, retirar as partes relacionadas com o assunto determinado e comentar.
36 – Entrevista: cada participante deverá formular n perguntas e entrevistar e ser entrevistado pelos colegas, comentar e concluir.
37 – Duplas rotativas: os participantes formulam perguntas e depois formam dois círculos concêntricos. O interno fica imóvel e o externo gira, com os alunos de fora entrevistando os de dentro. Anotam-se as respostas e depois inverte o processo. Pode-se produzir um texto com as perguntas e respostas.
38 – Análise de reportagens: após a leitura de várias reportagens, comentá-las e produzir um texto reunindo todas as idéias.
39 – Mural 3: com desenhos ou gravuras sobre assuntos específicos. Ex: inventores famosos, aspectos da vida medieval.
40 – Filmes: em uma fita de papel, desenha-se gravuras que contam uma história, cola-se as extremidades em rolos (lápis) e coloca-se estes em uma caixa, à medida que se enrola de um lado o filme vai passando.
41 – Diorama: cena arrumada numa caixa aberta. Ex:^uma fazenda, uma doca, uma cozinha colonial, uma rua da Atenas antiga, um castelo, etc. Material para esculpir: sabão, madeira, isopor, etc.
42 – Gráficos: montar uma tabela, decidir os intervalos de tempo e de medida, traçar o gráfico e analisá-lo.
43 - Eleições: do nome da turma, do representante, das regras (direitos e deveres), anotar datas, representantes, resultados, lavrar ata, etc.
44 – Entrevista 2: fazer o questionário na sala e analisar as respostas em grupo.
45 – Entrevista 3: imaginar entrevistas com opiniões diferentes.
46 – Elaborar um álbum com os continentes e países do mundo, com cartas e fotos recebidas através da interação com escolas e alunos de outros países.



Técnica de produção de textos
01 – Redija 2 textos com discursos opostos sobre um determinado assunto.
02 – Produza um texto, relacionando 2 outros textos e expondo argumentos que sustentem seu ponto de vista.
03 – Escreva um texto em resposta a um outro texto.
04 – Produzir um texto narrativo o a partir de uma história em quadrinhos, de uma peça de teatro, etc, estruturado da seguinte forma:
05 – Construa um texto que se relacione com outro por imitação ou subversão.
06 – A partir de alguns personagens pré-estabelecidos, produzir uma narração sobre um determinado assunto. O narrador pode ser um dos personagens.
07 – Elabore um texto narrativo, em que um dos personagens utilize uma variante lingüística, ou que cada personagem utilize uma variante lingüística diferente.
08 – Dar continuidade a um fragmento de um determinado texto.
09 – Produzir um texto a partir de uma gravura ou de uma seqüência delas.
10 – Produzir um texto jornalístico, a partir de uma ou mais informações.
11 – Produzir um texto a partir de uma gravura seguindo um roteiro determinado. Ex: gravura de uma índia com uma criança na floresta. Produza um texto seguindo o roteiro: dê um nome à índia e a criança; descreva alguns traços característicos de  suas personalidades e de seus físicos, compatíveis com o papel que elas vão representar na história; caracterize o espaço em que elas vivem e como elas agem dentro dele ou que interagem com ele; mostre como elas se sentiriam dentro de um novo espaço ou época........
12 – A partir de 3 gravuras ou imagens de um mesmo local em épocas diferentes, imagine-se um repórter na época da gravura intermediária, analisando problemas que não existiam no passado e vão ser provocados no futuro. O texto pode ser produzido a partir de 2 textos do passado, mas épocas diferentes.
13 – Produzir textos, a partir de elementos fornecidos previamente, como: personagens, cenários, contextos, etc.
14 – Apresentar duas opiniões diferentes sobre um determinado texto ou tema, após a leitura, produzir um texto em forma de carta a um dos autores das opiniões, concordando ou discordando e justificando.
15 – Redija um texto narrativo em que dois personagens estejam movidos por sentimentos opostos, procure explicitar o duelo de paixões envolvidas no conflito.
16 – Produzir um texto, em forma de carta, a um político, argumentando sobre a necessidade de propor ou alterar uma determinada lei, ou resolver uma determinada situação.
17 – Explorar o subentendido, a partir de gravuras ou textos publicitários, procurando analisar o comportamento, pensamento ou contexto de uma determinada época.
18 – Produzir textos ironizando heróis, características de locais, pessoas, fatos, fotos, etc.
19 – Produzir um texto coletivo, onde o primeiro aluno inicia e o seguinte acrescenta mais uma idéia e assim em diante. Os textos ficarão circulando até retornarem às mãos do primeiro. Obs: cada aluna inicia o seu, e no final faz a sua conclusão.
20 – Produzir um texto sobre a natureza, os aromas e os sons observados por um personagem qualquer em uma determinada época e/ou lugar.
21 – Produzir com palavras determinadas, frases histórica ou geograficamente corretas, depois produza um texto com personagens determinados e as frases acima.
22 – Analisando diversos livros didáticos sobre o mesmo tema e a partir de um roteiro determinado produzir um texto crítico, comparando as diversas fontes.
23 – Produzir um texto sobre tema pré-determinado, acrescentando itens absurdos pré-estabelecidos ou não. Os demais deverão analisar e comentar o texto e os absurdos.
24 – Produzir um texto jornalístico com manchete e lead (lide).
25 – Produzir uma seqüência de documentos oficiais, dando seqüência a um mesmo assunto. Ex: um requerimento, um ofício de resposta, uma carta.........
26 – Elaborar planos detalhados para resolução de problemas. Ex: Elaborar um plano para extinguir todas as formas de racismo........

Orientação para produção de textos

Ao propor atividades de produção de textos - orais ou escritos - é fundamental o professor apresentar todas as características do contexto de produção:
  quem são os leitores do texto;
  qual a finalidade do texto;
  onde vai circular – na escola, nas mídias impressa, eletrônica, radiofônica ou televisiva, em outros meios sociais como clubes, igreja etc.;
  em que portador será tornado público – livro, revista, panfleto, sites e páginas da Internet, jornal, almanaque;
  em que gênero será organizado – conto de ficção científica, conto popular, conto maravilhoso, conto literário, crônica, notícia, artigo de opinião, reportagem, anúncio, propaganda, tese, verbete, monografia, carta comercial, carta pessoal, bilhete, romance etc.;
  de que posição social o autor do texto falará – como aluno, representante de classe ou do colégio, sindicalista, filho, irmão, adolescente, leitor de um determinado jornal ou revista.

Os alunos precisam saber que o texto terá maiores possibilidades de atingir sua finalidade se estiver adequado aos elementos do contexto de produção. Isto é, se o produtor adequar a linguagem e o tipo de informação que considerar relevantes e necessárias para a compreensão do assunto às possibilidades de compreensão que seu interlocutor possui, às características do gênero, do portador e do meio onde o texto circulará.

Mesmo que o assunto seja idêntico, não se escreve do mesmo modo para uma criança de 10 anos, para leitores de uma revista de rock, ou para o público que freqüenta a igreja de uma determinada religião, por exemplo.

Da mesma forma, escrever para uma revista não é a mesma coisa que escrever para um jornal – ainda que a seção seja equivalente –, ou para um panfleto ou folder, ou ainda para um livro ou almanaque.

E, finalmente, é muito diferente falar sobre um determinado assunto quando se está na posição de filho, pai, professor, aluno, colega, especialista ou estudioso de um determinado assunto.

Assim, saber escrever bem é, fundamentalmente, saber adequar o texto às características do contexto de produção.

Então, quando o professor pedir para seu aluno produzir um determinado texto (oral ou escrito), é preciso contextualizar melhor o pedido e não simplesmente indicar um tema, como comumente se faz. Por exemplo, ao invés de dizer – “Escreva um texto sobre os avanços da ciência no que se refere à clonagem” –, é preciso apresentar todos os elementos do contexto de produção: “Escreva, como jornalista da área de ciências (posição social), uma reportagem (gênero), para a revista Ciência Hoje (portador e esfera de circulação), sobre os avanços da ciência, no que se refere à clonagem (assunto).

     Uma aprendizagem efetiva pressupõe a construção sólida de conceitos. Isso significa estabelecer relações de comparação e identificar diferenças e semelhanças entre exemplos, ou seja, comparar fatos e conteúdos, quaisquer que sejam eles. A comparação é necessária para que se possa observar as características do tema em estudo, construindo os conceitos respectivos.

Por exemplo, ao propor aos alunos a produção de um artigo de opinião, é preciso que eles conheçam as características desse gênero. Para tanto, o professor pode trabalhar tais características, realizando duas atividades:
  A primeira visa à comparação de textos de um determinado gênero com outros de gêneros diversos, para estabelecer diferenças;
  A segunda tem por objetivo a comparação de textos dentro de um mesmo gênero, para estabelecer semelhanças e aprofundar as observações anteriores.

O professor pode solicitar que os alunos comparem uma notícia com uma reportagem e com um editorial, para observar as características que os diferenciam. Isso possibilita o levantamento das características específicas da notícia, tais como:
  relato de um fato acontecido (no dia anterior — para o caso dos jornais e revistas; em momento anterior — para o caso da Internet, televisão e rádio);
  texto organizado em um eixo de relevância (dos aspectos mais importantes do acontecido para os detalhes de menor importância);
  inicia-se por uma manchete (o título da notícia), seguida de um olho (pequeno trecho apresentado abaixo da manchete, em letras menores, no qual ela é um pouco mais detalhada) e do lead (primeiro parágrafo, onde são apresentadas informações relativas ao fato — quando, onde, como e envolvendo quem).

No caso de se trabalhar com jornal, é interessante que a comparação seja feita entre gêneros que circulam dentro dele, para que se possa ver que esse veículo comporta textos de gêneros bastante diferentes, como artigo de opinião, reportagem, notícia, anúncio, carta de leitor, editorial, crônica, horóscopo, resenha, edital, nota de falecimento, nota social, entre outros. Assim, pode-se romper com a idéia de que o jornal é um todo homogêneo que contém textos organizados em gêneros semelhantes entre si.

É importante que as observações feitas na comparação entre textos de diferentes gêneros sejam registradas por escrito (coletiva ou individualmente), para que sejam comparadas com as observações que forem feitas na segunda atividade, de comparação entre textos de um mesmo gênero.

Como essa proposta tem por objetivo realizar tanto uma generalização quanto um aprofundamento, é interessante que, após o primeiro registro, se procure caracterizar explicitamente o gênero em estudo. Isso pode ser feito por meio da elaboração de um verbete, ao qual se deve voltar depois da segunda atividade para acrescentar informações e reformular o enunciado, aprofundando o conceito.

Orientação para leitura de textos

Nas atividades de leitura e compreensão de textos, é preciso estar atento para dois tipos fundamentais de atividades: as que tematizam o processo de leitura e as que buscam o produto do processo de leitura e compreensão do texto.

No primeiro caso, é necessário que a ativação de conhecimentos prévios aconteça. Nos dois casos, é preciso que as questões apresentadas para o desenvolvimento da atividade (estratégias de leitura) não estejam apenas relacionadas à localização de informações no texto, mas que permitam a realização de antecipações e inferências, seguidas de verificação das mesmas.

Dessa forma, antes de propor a leitura de um texto, é preciso ter uma conversa com os alunos, para levantar os conhecimentos que eles já têm sobre o assunto. Esse levantamento possibilita uma leitura mais fácil e aprofundada do texto.

A partir da leitura do título do texto e da articulação dessa informação com outras, como autoria, fonte e características do gênero, é importante solicitar aos alunos que realizem antecipações do que irão encontrar no texto. Por exemplo:
  Considerando que o título do texto é “Sherlock Holmes à Beira da Morte”, que tipo de assunto o texto abordará?
  Será uma história, uma notícia ou um poema?
  Se for uma história, de que tipo será: um conto de fadas, um conto policial, um conto de mistério, de ficção científica?
  Sabendo que o autor é o mesmo que escreveu o conto “O Cão dos Baskervilles” (ou outro conto do autor que os alunos já conheçam ou que possa servir de referência), vocês mantêm suas respostas anteriores ou as modificam? Por quê?
  Sabendo que esse texto foi publicado em um livro cujo título é “Contos de Detetives”, podemos manter as hipóteses levantadas até agora?

Durante a leitura, é preciso que sejam explicitadas as pistas e os procedimentos utilizados pelos diferentes leitores (os alunos), que possibilitaram determinadas compreensões. Para tanto, é importante que sejam feitas questões ao longo da leitura para propiciar inferências e antecipações, assim como a verificação das mesmas a partir de pistas lingüísticas.

Na leitura do conto O Homem da Favela, por exemplo, é possível perguntar:
  Vocês acham que o médico será assaltado mais uma vez? O que faz vocês pensarem assim?
  Quem é o homem da favela ao qual o título se refere? Que pistas os levaram a pensar assim?
  Vocês acham que o médico irá atropelar o homem? Por quê?

No que se refere ao produto do processo de leitura e compreensão do texto, as questões devem estimular os alunos a realizarem inferências e reconstrução de informações de trechos do texto e não apenas a localização de informações. Por exemplo, no conto “O Homem da Favela”:
  Aonde o médico ia todo dia?
  Quantas vezes ele já havia sido assaltado?

O professor pode colocar questões para que eles realizem:
  Inferência: Vocês acham que o homem é, realmente, um assaltante? Por quê?
  Reconstrução de informações de partes do texto: O que faz o leitor pensar que se tratava de um assaltante?

São esses tipos de questão e de estratégias de leitura que podem levar à compreensão efetiva do texto.

Gêneros do discurso e produção de textos

Os gêneros do discurso são um elemento fundamental no processo de produção de textos, porque são os responsáveis pelas formas que estes assumem. Qualquer manifestação verbal organiza-se, inevitavelmente, em algum gênero do discurso, seja uma conversa de bar, uma tese de doutoramento, seja linguagem oral ou escrita.

Os gêneros são, portanto, formas de enunciados produzidas historicamente, que se encontram disponíveis na cultura, como notícia, reportagem, conto (literário, popular, maravilhoso, de fadas, de aventuras...), romance, anúncio, receita médica, receita culinária, tese, monografia, fábula, crônica, cordel, poema, repente, relatório, seminário, palestra, conferência, verbete, parlenda, adivinha, cantiga, anúncio, panfleto, sermão, entre outros.

Os gêneros se caracterizam pelos temas que podem veicular, por sua composição e marcas lingüísticas específicas. Assim, não é qualquer gênero que serve para se dizer qualquer coisa, em qualquer situação comunicativa.

Se alguém pretender discutir uma questão polêmica, como a descriminalização das drogas ou a pena de morte, precisará organizar o seu discurso em um gênero como artigo de opinião, por exemplo. É o gênero que pressupõe a argumentação a favor ou contra questões controversas, mediante a apresentação de argumentos que possam sustentar a posição que se defende e refutar aquelas que forem contrárias àquilo que se defende.

Por outro lado, se a finalidade for relatar um fato ocorrido no dia anterior, certamente a notícia deverá ser o gênero escolhido. Se o que se pretende é orientar alguém na realização de determinada tarefa, pode-se escrever um manual ou relacionar instruções, por exemplo. Se a intenção for apresentar algum ensinamento por meio de situações exemplares, colocando animais como protagonistas para representar determinadas características humanas, então a fábula é o gênero mais apropriado.

Portanto, saber selecionar o gênero para organizar um discurso implica conhecer suas características, para avaliar a sua adequação aos objetivos a que se propõe e ao lugar de circulação, por exemplo. Quanto mais se sabe sobre esse gênero, maiores são as possibilidades do discurso ser eficaz.

Dessa forma, a proficiência do aluno em Língua Portuguesa depende também do conhecimento que ele tem sobre os gêneros e de sua adequação às diferentes situações comunicativas. Suas características, portanto, devem ser objeto de ensino e tema das atividades que se organizar.
 Comercial

No Ensino Médio, quando os alunos começam a voltar suas atenções às opções profissionais que existem no mercado, é importante que eles percebam as linguagens artísticas como matéria-prima de muitas profissões da atualidade, por exemplo, Publicidade e Propaganda.

A atividade aqui proposta tem por objetivo desenvolver uma postura crítica sobre o que se vê em termos de propaganda, além de propiciar a criação de uma propaganda utilizando a linguagem cênica.

Uma discussão sobre os comerciais veiculados na televisão pode servir de “aquecimento” para a criação de uma propaganda. A atividade deve ser iniciada com os alunos citando propagandas e comerciais veiculados na TV, discutindo, entre outras questões:
  que comerciais convencem mais;
  quais as propagandas de que não gostam e por quê;
  se percebem ou não a influência dos comerciais nas compras de produtos;
  a existência da "propaganda enganosa";
  como as propagandas podem "vender" idéias e pessoas;
  até que ponto uma população pode ser massa de manobra da propaganda.

O professor pede aos alunos para tentarem lembrar de propagandas antigas, das quais nunca mais se esqueceram. Depois pode explicar ao grupo que um comercial de TV é como se fosse um pequeno teatro e que o desafio proposto para a classe será a criação de um deles.

Em seguida, fazer com o grupo uma série de exercícios de aquecimento e jogos de improvisação teatral. Não se deve forçar aqueles que não quiserem participar e é importante oferecer-lhes outras possibilidades de ocupação, como cuidar do cenário, do figurino, ou da direção.

A classe deve ser dividida em grupos de quatro a seis alunos e cada grupo escolhe um dos produtos criados em outra atividade ou já existentes para, a partir daí, construírem seu anúncio. É importante lembrá-los de que devem convencer os “telespectadores” e que um comercial é curto, pois o preço de inserções comerciais na TV é alto.

O professor deve observar o desempenho dos alunos, a criação da propaganda, a construção dos personagens, a montagem da cena, a ocupação do espaço cênico, a utilização do tempo, a estruturação dos diálogos, a interação com a platéia.

A ordem de apresentação dos grupos é definida por sorteio e, se possível, é importante filmar as cenas, para que os alunos possam se ver atuando.

Após as apresentações, comentar juntos os resultados, verificando se os comerciais, de fato, convenceriam alguém da necessidade de comprar os produtos anunciados e por quê. Verificar, também, se a história e os personagens convencem cenicamente.


Projetos

Para a 5ª série
Geografia e Solidariedade: No final de cada capítulo, os grupos deverão elaborar um projeto de aplicação prática do conteúdo estudado, em prol da sua comunidade.
Deverá ser apresentado um plano de ação, seu desenvolvimento, e um relatório final com depoimentos das pessoas da comunidade que sofreram a ação do projeto.

Para a 7ª série
Estudo sobre as Américas: Durante os bimestres, em grupos, os alunos desenvolverão em estudo sobre os países americanos, no que se refere aos aspectos físicos, demográficos, políticos e econômicos, com mapas coloridos, legendados e comentados sobre cada um dos aspectos citados. As atividades deverão ter uma capa criativa, na forma de um cartaz de propaganda vendendo a região estudada, uma introdução explicando a atividade, e uma conclusão sobre o que entendeu do assunto, com um mínimo de 20 linhas cada.
1º Bimestre – América Anglo-Saxônica
2º Bimestre – América Platina
3º Bimestre – América Andina
4º Bimestre – América Central e México

Para a 8ª série
Estudo sobre os continentes do mundo: Durante os bimestres, em grupos, os alunos desenvolverão em estudo sobre os países americanos, no que se refere aos aspectos físicos, demográficos, políticos e econômicos, com mapas coloridos, legendados e comentados sobre cada um dos aspectos citados. As atividades deverão ter uma capa criativa, na forma de um cartaz de propaganda vendendo a região estudada, uma introdução explicando a atividade, e uma conclusão sobre o que entendeu do assunto, com um mínimo de 20 linhas cada.
1º Bimestre – Américas
2º Bimestre – Europa
3º Bimestre – Ásia
4º Bimestre – África, Oceania e Antártida